❛ O Crime Não é a Minha Praia ❜ is a stage play performed by a class of adult students from Lourinhã public high-school.

vitordematos . O Crime Não É A Minha Praia flyer

The play is based on selected texts from Max Aub’s Crimes Exemplares. Playwriting is mine and of Dr. Delfim Campos.

Vítor de Matos congratulates Dr. Delfim Campos for his comradeship, his ardour and the professionalism with which he embraced this project.

vitordematos . O Crime Não É A Minha Praia Ensaio Geral Dress rehearsal and première footage ⏮ reload

Teatro: “O Crime Não É A Minha Praia”

No dia 30 de Junho, pelas 21:30h, os formandos da turma S1 apresentaram no auditório da AMAL – Associação Musical e Artística da Lourinhã, a peça de teatro “O Crime Não É A Minha Praia” com a sala praticamente cheia. Esta peça foi desenvolvida enquanto actividade integradora da turma S1 no âmbito das disciplinas de Cultura, Língua e Comunicação e Cidadania e Profissionalidade do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) – Secundário.

Como tudo aconteceu:

Em meados de Maio, na sequência de um pedido dos formandos, o professor de Cultura, Língua e Comunicação, Vítor Matos, acedeu a dinamizar um projecto teatral. O professor propôs o tema da violência dado a notícia que entretanto veio a lume, do alarmante número de armas em posse dos portugueses. Na fase de escolha de textos, optou-se pela dramatização de um texto não-dramático. Escolhido o livro, "Crimes Exemplares" de Max Aub, juntaram-se ao projecto o professor Delfim Campos e a professora Helena Xavier.

Na fase de montagem do espectáculo, os professores Delfim Campos e Vítor Matos delinearam uma base dramática que foi depois sendo experimentada pelos formandos. A interpretação esteve a cargo de: Ana Rita Oliveira, Cláudia Henriques, Fábio Moldes, José Miguel Antunes, Luís Ricardo, Nuno Martinho, Olga Vicente, Pedro Cruz, Rafael Antunes, Rute Delgado e Tatiana Delgado, que interpretaram os personagens; a realização dos elementos cenográficos e a responsabilidade pelo controlo de entradas em cena ficou a cargo do formando Vítor Barros; e o formando Ruben Pinheiro ficou com a responsabilidade da bilheteira. Graças ao trabalho conjunto do colectivo, foram-se afinando as ideias e chegámos ao resultado final que foi apresentado dia 30 de Junho. É de salientar o excepcional empenho e entusiasmo revelado pelos formandos que compareceram às sessões para lá dos tempos previstos de formação e inclusivamente ao fim-de-semana. Em nome do colectivo, ficam os devidos agradecimentos a José Vicente e José Vicente (júnior) pelo seu contributo inestimável a nível de luminotecnia e som de palco e ao sr. Fernando Gonçalves por tão gentilmente nos ter acolhido no espaço da AMAL; à professora Helena Xavier por ter ajudado na caracterização e guarda-roupa e à professora Lurdes Amoedo pela cobertura fotográfica, e mais uma vez ao professor Delfim Campos por ter gravado o espectáculo em vídeo.

Sinopse da peça:

Numa sucessão de motivos para crimes cometidos pelas mais insuspeitadas personagens propõe-se ao público uma reflexão sobre o controlo que mostramos ou não ter sobre as nossas acções e reacções e as consequências que certos actos irreflectidos acarretam. Um segundo pode tudo mudar. Tudo depende de pequenos nadas. Alguém que "se estica"... Alguém que ultrapassa a linha pouco nítida que separa a insanidade da sensatez... É fácil? É difícil? Venham partilhar esses sentimentos connosco!

Texto elaborado pelo professor Vítor Matos

text published in school's website

See all projects in Stage